.:: Menu Rápido ::.

Linux | C/C++ | Downloads | SDL | [×]

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Ubuntu 10.04: Trocando a posicao dos Botoes


O Ubuntu 10.04 (Lucid Lynx) chegou arrasando e contrariando ao mesmo tempo. Seu novo tema preto ficou sinistro, era o que eu esperava já a algumas versões (o tema dark havia sido prometido a algum tempo). O tema ficou massa, mas o que houve com os botões?! Trocar os botões de lado pegou muita gente de surpresa. O Ubuntu é danado pra inventar moda... primeiro ele dividiu a barra de menu em duas e agora já quer acostumar os usuários a fechar a janela pelo canto esquerdo. Pode até que dê certo, mas pra aqueles que não gostaram muito da ideia tem como dar aquele jeitinho !!!

» Post Completo... .:: Revisão em 30/04/2015 ::.
Ubuntu 10.04.... acho que estou um pouco desatualizado. Mas como a dica pode ajudar, não custa nada postar.

.:: Trocando o Botão Fechar de Lado ::.
Existem várias formas de se fazer isso. Seja personalizando um tema, editando o "registro" manualmente ou via comandos.

  • Personalizando o Tema: Vá na aba de seleção de temas em "menu > Sistema > Preferências > Aparência" e então escolha o tema Clearlooks. Este tema irá trocar os botões de lado... mas também irá mudar todo o tema. Então você deverá usa o opção "Personalizar..." e configurar para que fique idêntico ao tema Ambiance. Em cada aba configure desta forma:
    » Controles: Ambiance
    » Margem da janela: Ambiance
    » Ícones: Ubuntu-Mono-Dark

  • Editando o "Registro": O Linux também tem uma ferramenta para editar variáveis de registro e se chama gconf-editor. Com ela podemos editar qualquer configuração do GNOME sem a necessidade de existir ou não uma tela gráfica ou botão. Abra o "Executar Comando" com o comando Alt+F2, digite gconf-editor e você verá uma tela como esta:



    Para editar a disposição dos botões utilizando o gconf-editor você terá que navegar até onde se encontra a propriedade desejada... no nosso caso /apps/metacity/general/ e então edite a propriedade button_layout e a deixe com o valor: menu:minimize,maximize,close. Exatamente como mostra a figura acima.
    Esta instrução diz ao gerenciador de janelas que ele deve colocar o botão menu do lado esquerdo e os botões minimize,maximize,close do lado direito... exatamente na ordem em que foram escritos.

  • Via linha de Comando: Esta configuração (assim como tudo no Linux) pode ser feita via linha de comando:
    gconftool --type string --set /apps/metacity/general/button_layout "menu:minimize,maximize,close"

    Repare que é exatamente o que acabamos de fazer em modo gráfico. Agora é só escolher uma destas 3 formas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Valeu!!