Calma... Python-Fu não é um novo estilo ninja !!!
Não é atoa que o GIMP é a melhor ferramenta gráfica 2D e open source da atualidade. Ela é perfeita para ser manipulada por artistas e programadores.
Saiba como automatizar aquele efeito especial que você geralmente usa ou criar algum que só é possível através de programação !
» Post Completo...*** GIMP ***
Wikipédia: "O GNU Image Manipulation Program ou GIMP é um editor de imagens raster (ou bitmap, que significa mapa de bits)."
"O GIMP é muito utilizado para processamento de imagens e fotografias. Seus usos incluem criar gráficos e logotipos, redimensionar fotos, alterar cores, combinar imagens utilizando o paradigma de camadas, remover partes indesejadas das imagens e converter arquivos entre diferentes formados de imagem digital."
"Assim como o uso interativo, o GIMP pode ser inserido em scripts e chamadas de sistemas em programas compilados. Para isso pode-se usar, Scheme (ou ScriptFu), Perl, Python, Tcl, Ruby, e programas capazes de executar comandos UNIX."
Não sou profissional, mas digo que o GIMP é completo (ou quase !). Com ele é fácil corrigir fotos, manipular diversos tipos de imagens e criar efeitos especiais.Esta imagem foi produzida com a ajuda do meu plug-in borda cubismo (disponível nos exemplos), mas com poucos cliques é possível reproduzí-lo manualmente utilizando o plug_in_cubism em filtros/Artísticos/Cubismo....
*** Script Scheme ***
Wikipédia: "Scheme é uma linguagem de programação multi-paradigma que suporta programação funcional e procedural. Foi criada por Guy L. Steele e Gerald Jay Sussman nos anos 1970 a partir da linguagem Lisp com o intuito de estudar a teoria dos atores de Carl Hewitt."
"Devido à sua sintaxe completamete aninhada, não existem regras de precedência de operadores e sua notação parentizada é usada para todas as chamadas de função, desta forma não há ambigüidades como as que são encontradas nas linguagens de notação infixa."
Na prática, Scheme não é pra qualquer um !
» Scheme Tutorial
» Script-Fu aula 1
» Script-Fu aula 2
Exemplos no download abaixo.
*** Plug-in Python-Fu ***
Wikipédia: "Python é uma linguagem de programação de alto nível interpretada, interativa, orientada a objetos e de tipagem dinâmica e forte, lançada por Guido van Rossum em 1991."
"A linguagem foi projetada com a filosofia de enfatizar a importância do esforço do programador sobre o esforço computacional. Prioriza a legibilidade do código sobre a velocidade ou expressividade. Combina uma sintaxe concisa e clara com os recursos poderosos de sua biblioteca padrão e por módulos e frameworks desenvolvidos por terceiros."
Em outras palavras, adeus dores de cabeça !
Só não se esqueça que o pacote gimp-python deve estar instalado e que os arquivos devem ser copiados para "/home/usuario/.gimp-x.x/plug-ins" nomeados como "meu_plugin.py" com permição de execução.
» Gimp-Python
» Python-fu para no programadores
Exemplos no download abaixo.
*** Plug-in em C ***
O GIMP é feito em C, logo, penso que escrever plug-ins em C pode ser vantajoso.
A parte inicial é mais complicada de entender, mas depois de superada você estará programando em C como em qualquer outro programa que já tenha feito.
A interface gráfica é feita em GTK, e isto é outra coisa que deve ser estudada. Mas com o básico já se pode criar diálogos para capturar os dados de entrada.
» Compilando (e instalando) plug-in do Gimp para Linux e Windows
» COMO ESCRIBIR UN PLUG-IN PARA GIMP (parte I)
» COMO ESCRIBIR UN PLUG-IN PARA GIMP (parte II)
*** Conclusões ***
Esta foi uma abordagem geral, e por enquanto é tudo que disponho.
Não se trata de escolher a melhor linguagem, há outras variáveis em jogo. Metade dos plug-ins e script's do GIMP são escitos em C e Scheme e existem fortes razões para isto.
Não existe nada que se case melhor ao GIMP do que um plug-in em C, mas podem ocorrer casos em que isto é irrelevante.
Python-Fu é 1000 vezes mais fácil de entender e programar que Scheme, mas isto tem um custo (dependências). Para que um plug-in Python-Fu funcione você precisa ter o pacote gimp-python instalado e funcionando.
O que faz a diferença é saber utilizar instruções complexas e deixar que o próprio GIMP faça o trabalho. Para consultar as instruções disponíveis do GIMP use o Navegador de Plug-ins e o Navegador de Procedimentos que estão localizados no menu Extras.Criar um plug-in para o GIMP é mais simples que escrever um programa para edição de imagens e ainda é mais prático de usar, considerando todas as ferramentas do GIMP que estarão disponíveis.
Era exatamente isto que eu buscava para apresentar em processamento de imagens !!!
*** Link's ***
Download: » Exemplos
» GIMP Plug-In Registry (Repositório oficial)
» Scheme Tutorial
» Processamento Digital de Imagens (Site com muitas referências)
» Gimp-Python
» Python-fu para no programadores
» Compilando (e instalando) plug-in do Gimp para Linux e Windows
» COMO ESCRIBIR UN PLUG-IN PARA GIMP (parte I)
» COMO ESCRIBIR UN PLUG-IN PARA GIMP (parte II)
---
Ainda não tenho experiência com os plug-ins do GIMP, e espero que com este post eu possa ajudar e receber ajuda. Não encontrei muito material na Internet, se alguém tiver algum material sobre o assunto terei o prazer de incluir aos outros.
.:: Menu Rápido ::.
Linux | C/C++ | Downloads | SDL | [×]
Para programar tem que ser Linux ! Para Desktop prefiro o Ubuntu !
A melhor maneira de se descobrir uma lib gratuita é nos repositórios do Ubuntu: $apt-cache search lib <palavra_chave> dev
Ou pelo devpaks.org, mas o repositório tem me ajudado mais !!!
A melhor maneira de se descobrir uma lib gratuita é nos repositórios do Ubuntu: $apt-cache search lib <palavra_chave> dev
Ou pelo devpaks.org, mas o repositório tem me ajudado mais !!!
- Script's GIMP - Python-Fu !!!
- Dicas Web
- Vídeo Compiz Fusion (Desktop 3D)
- Compilando com gcc e Makefile
- Que tal mudar para Ubuntu ?!
C e C++ são minhas linguagens de programação. No começo foi muito difícil, mas agora já estou mais prático (Ainda não é fácil).
- SDL - A Biblioteca dos Jogos 2D
- Analisador léxico de arquivos script
- Simpatizando com a Libxml2
- AsciiGen - Tabela ASCII em C
- Conexão com API C do MySQL
- Compilando com gcc e Makefile
Jogos e programas de minha autoria !
- DR Tetris 0.3 - Tetris no estilo tradicional !
- DR Quebra-Cabeça disponível para download !!!
- Freeggs - Liberdade aos ovos \o/
Se você quer aprender a desenhar... lápis e palel.
Se você quer aprender a programar jogos... SDL !!!
Se você quer aprender a programar jogos... SDL !!!
- Carregando mapas 2D no formato TMX
- Controle de tempo e Frame Rate
- SDL em Processamento de Imagens
- SDL_Surface - Introdução detalhada
- Imprimindo texto com SDL_Ttf
- SDL_Collide - Colisão 2D para jogos
- Tocando música e sons com SDL_mixer
- Gerando e carregando mapas 2D em jogos
- SDL - A Biblioteca dos Jogos 2D
sábado, 26 de janeiro de 2008
Script's GIMP - Python-Fu !!!
Calma... Python-Fu não é um novo estilo ninja !!!
Não é atoa que o GIMP é a melhor ferramenta gráfica 2D e open source da atualidade. Ela é perfeita para ser manipulada por artistas e programadores.
Saiba como automatizar aquele efeito especial que você geralmente usa ou criar algum que só é possível através de programação !
» Post Completo...
Tópicos: gimp
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Bom incentivo, até pra quem já conhece algumas coisas do Gimp
É bom ver software livre sendo abordado de forma tão profissional.
No meu blog: multisign.blogspot.com procuro dar a mesma êfase ao Scilab, um sofware de simulação numérica.
No meu caso, eu também uso o Scilab para processamento de imagens.
Obrigado pelo comentário :)
Eu dou a maior força para softwares livres, principalmente quando são muito bons.
Software livre é uma escolha e no meu blog eu procuro exaltar o porque de minha escolha !
fazer processamento de imagem pixel a pixel pelo python-fu, mesmo apesar de muito lento, é qualquer coisa de muito fascinante! cheguei a postar algum codigo meu em gimpstuff.org e registry.gimp.org - estou mesmo fascinado! :-)
Postar um comentário