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quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Imprimindo texto com SDL_Ttf

Você já deve ter reparado que a função printf não faz milagres quando se está utilizando SDL. Isso é normal, pois a superfície da SDL não é uma saída padrão. A saída padrão é o console (Linux) ou o arquivo stdout.txt (Windows).
A única maneira de se imprimir texto na superfície da SDL é desenhando letra por letra, mas isso não significa que você tenha que fazer isso na unha !
A forma mais simples de resolver este problema é utilizando a lib SDL_Ttf (SDL True Type Fonts).
Além de mostrar minhas soluções para entrada e saída de texto também abordo um pouco sobre manipulação de argumentos variáveis.

» Post Completo...

int TTF_Init();
void TTF_Quit();
char *TTF_GetError();
TTF_Font *TTF_OpenFont(const char *file, int ptsize);
void TTF_CloseFont(TTF_Font *font);
int TTF_SizeText(TTF_Font *font, const char *text, int *w, int *h)
SDL_Surface *TTF_RenderText_Solid(TTF_Font *font, const char *text, SDL_Color fg);
...


É importante saber que é preciso inicializar (TTF_Init) e encerrar (TTF_Quit) a biblioteca e também carregar (TTF_OpenFont) e descarregar (TTF_CloseFont) o recurso TTF_Font.

A parte de renderização (impressão de texto) possui alguns conceitos a serem estudados:
» Solid: Rápido e direto. Cria uma nova camada de 8bpp (usa paleta) com o texto impresso em baixa qualidade (2 cores). 0 é o colorkey e 1 é a cor da font. O resultado é rápido, o texto tem cor de transparência mas é serrilhado.
» Shaded: Lento com caixa de cor sólida. Cria uma nova camada de 8bpp (usa paleta) com o texto impresso em alta qualidade (com anti-aliasing). O resultado não é muito rápido, o texto não é serrilhado mas também não tem cor de transparência.
» Blended: Muito lento e com camada de transparência. Cria uma nova camada de 32bpp (usa camada alpha) com o texto impresso em alta qualidade (com anti-aliasing). É o resultado mais lento, o texto não é serrilhado e tem transparência.

A lib SDL_Ttf permite vários tipos de codificação de texto: LATIN1, UTF8, UNICODE text/glyph.
Isto significa que você não terá problemas com acentuação, como é comum acontecer quando você escreve seu código em ISO-8859-1 e o programa imprime num terminal IBM-850.
UTF-8 é a codificação de tamanho variável que pode representar qualquer caracter universal padrão do Unicode, mas para nós do ocidente o LATIN1 é mais do que suficiente.

Um exemplo rápido de como utilizar a lib SDL_Ttf: (Não compile isto !)

TTF_Font *font_16 = NULL;
SDL_Surface *screen=NULL, *aux=NULL;
...
int TTF_Init();
...
font_16 = TTF_OpenFont("free_serif.ttf", 16);
...
SDL_Color cor = {255,255,255,0};
aux = TTF_RenderText_Solid(font_16, "Texto !!!", cor );
SDL_BlitSurface(aux, NULL, screen, NULL);
SDL_FreeSurface(aux);
...
TTF_CloseFont(font_16);
...
void TTF_Quit();


*** O Exemplo ***
No exemplo você vai encontrar os 3 tipos de renderização, um exemplo de texto formatado e um exemplo de leitura de texto.
Download: » código fonte

*** Impressão de texto formatado ***
A função printf sempre foi uma mão na roda, pois ela formata, converte e imprime (Tudo ao mesmo tempo). E o que dizer da quantidade variável de argumentos ?! Ela sempre foi um verdadeiro canivete suíço !!!
Não podemos imprimir direto na tela, mas podemos imprimir para um vetor com sprintf. E melhor ainda, criar nossa função print(x,y,texto,...) com argumentos variáveis com a ajuda da função vsprintf:

void print(int x,int y,const char *format, ...){
SDL_Surface *aux;
SDL_Color cor = {255,255,255,0};
SDL_Rect ret={x,y,0,0};

//- Imprimindo para vetor -//
char buf[256];
va_list args;
va_start (args, format);
vsprintf (buf,format, args);
va_end(args);

aux = TTF_RenderText_Blended(font_16, buf, cor);
SDL_BlitSurface(aux,0,screen,&ret);
SDL_FreeSurface(aux);
}

Mais explicações logo abaixo !!!

*** Manipulação de argumentos variáveis ***
Já se perguntou como como é possível declarar: int printf( const char *format, ... ) ?
Samuel Dias Neto: "Uma função pode ser chamada com um número variável de argumentos sendo estes argumentos de diversos tipos. O arquivo de cabeçalho stdarg.h declara um tipo va_list e define três macros (va_start, va_arg e va_end) para manipular uma lista de argumentos cuja quantidade e tipos são desconhecidos pela função."
» va_list: tipo para a listas de argumentos variável.
» va_start: inicializa a listas de argumentos variável.
» va_arg: retira o próximo argumento.
» va_end: finaliza a listas de argumentos variável.

*** Leitura de texto ***
Já sabemos como escrever, agora só falta saber como ler ! Aqui é a parte em que eu tive que improvisar, pois não existe a função SDL_Scanf !!!
Minha função de leitura foi feita para teclados ABNT2 e não aceita acentuação, mas pode quebrar um galho:

std::string str;
bool shift;
void scan(SDLKey key, bool shift){
...
if(key==SDLK_BACKSPACE && !str.empty())
str.erase(str.length()-1);
else if(key==' ')
str += key;
else if(key>=SDLK_KP0 && key<=SDLK_KP9)
str += key - SDLK_KP0 + '0';
else if(key>='a' && key<='z'){
if(shift)
str += key-'a'+'A';
else
str += key;
}else{
...
}
}


*** Link's ***
Download: » código fonte
» Site SDL_Ttf
» LazyFoo (True Type Fonts)
» SDL - A Biblioteca dos Jogos 2D

4 comentários:

Ezequiel disse...

Ola, tenho seguido vários tutoriais sobre SDL, até que encontrei este site, muito bom, gostaria de tirar uma dúvida, quando eu compilo este código ele abre e fecha rapidamente uma janela preta.

Não consegui descobrir onde está o erro se poder me ajudar eu agradeço.

Anônimo disse...

to com o mesmo problema...

Anônimo disse...

aconteceu isso comigo também, mas era porque eu não havia linkado o projeto, estou usando codeblock e a parte deste tuto que fala sobre isso está oculta, onde precisa clicar em mostrar artigo completo.

basta linkar em outras opções de link a seguinte opção:

-lSDL_ttf

espero q resolva o problema de vocês (OBS.: dois anos depois =x heiusahieuah acho que já devem ter enconrtado uma solução ^^ mas que fique para os próximos)

Parebens pelo artigo, me ajudou muito.

Daniel Costa

Anônimo disse...

Alguém poderia me ajudar a configurar essa biblioteca?

baxei o SDL_ttf-devel-2.0.11-VC.zip e copiei o header SDL_ttf.h para a pasta do dev onde então localizados os outros headers da SDL, onde eu devo colocar aa pasta lib? e qual eu coloco : x64 ou a x86