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quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Imprimindo texto com SDL_Ttf

Você já deve ter reparado que a função printf não faz milagres quando se está utilizando SDL. Isso é normal, pois a superfície da SDL não é uma saída padrão. A saída padrão é o console (Linux) ou o arquivo stdout.txt (Windows).
A única maneira de se imprimir texto na superfície da SDL é desenhando letra por letra, mas isso não significa que você tenha que fazer isso na unha !
A forma mais simples de resolver este problema é utilizando a lib SDL_Ttf (SDL True Type Fonts).
Além de mostrar minhas soluções para entrada e saída de texto também abordo um pouco sobre manipulação de argumentos variáveis.

» Post Completo...

int TTF_Init();
void TTF_Quit();
char *TTF_GetError();
TTF_Font *TTF_OpenFont(const char *file, int ptsize);
void TTF_CloseFont(TTF_Font *font);
int TTF_SizeText(TTF_Font *font, const char *text, int *w, int *h)
SDL_Surface *TTF_RenderText_Solid(TTF_Font *font, const char *text, SDL_Color fg);
...


É importante saber que é preciso inicializar (TTF_Init) e encerrar (TTF_Quit) a biblioteca e também carregar (TTF_OpenFont) e descarregar (TTF_CloseFont) o recurso TTF_Font.

A parte de renderização (impressão de texto) possui alguns conceitos a serem estudados:
» Solid: Rápido e direto. Cria uma nova camada de 8bpp (usa paleta) com o texto impresso em baixa qualidade (2 cores). 0 é o colorkey e 1 é a cor da font. O resultado é rápido, o texto tem cor de transparência mas é serrilhado.
» Shaded: Lento com caixa de cor sólida. Cria uma nova camada de 8bpp (usa paleta) com o texto impresso em alta qualidade (com anti-aliasing). O resultado não é muito rápido, o texto não é serrilhado mas também não tem cor de transparência.
» Blended: Muito lento e com camada de transparência. Cria uma nova camada de 32bpp (usa camada alpha) com o texto impresso em alta qualidade (com anti-aliasing). É o resultado mais lento, o texto não é serrilhado e tem transparência.

A lib SDL_Ttf permite vários tipos de codificação de texto: LATIN1, UTF8, UNICODE text/glyph.
Isto significa que você não terá problemas com acentuação, como é comum acontecer quando você escreve seu código em ISO-8859-1 e o programa imprime num terminal IBM-850.
UTF-8 é a codificação de tamanho variável que pode representar qualquer caracter universal padrão do Unicode, mas para nós do ocidente o LATIN1 é mais do que suficiente.

Um exemplo rápido de como utilizar a lib SDL_Ttf: (Não compile isto !)

TTF_Font *font_16 = NULL;
SDL_Surface *screen=NULL, *aux=NULL;
...
int TTF_Init();
...
font_16 = TTF_OpenFont("free_serif.ttf", 16);
...
SDL_Color cor = {255,255,255,0};
aux = TTF_RenderText_Solid(font_16, "Texto !!!", cor );
SDL_BlitSurface(aux, NULL, screen, NULL);
SDL_FreeSurface(aux);
...
TTF_CloseFont(font_16);
...
void TTF_Quit();


*** O Exemplo ***
No exemplo você vai encontrar os 3 tipos de renderização, um exemplo de texto formatado e um exemplo de leitura de texto.
Download: » código fonte

*** Impressão de texto formatado ***
A função printf sempre foi uma mão na roda, pois ela formata, converte e imprime (Tudo ao mesmo tempo). E o que dizer da quantidade variável de argumentos ?! Ela sempre foi um verdadeiro canivete suíço !!!
Não podemos imprimir direto na tela, mas podemos imprimir para um vetor com sprintf. E melhor ainda, criar nossa função print(x,y,texto,...) com argumentos variáveis com a ajuda da função vsprintf:

void print(int x,int y,const char *format, ...){
SDL_Surface *aux;
SDL_Color cor = {255,255,255,0};
SDL_Rect ret={x,y,0,0};

//- Imprimindo para vetor -//
char buf[256];
va_list args;
va_start (args, format);
vsprintf (buf,format, args);
va_end(args);

aux = TTF_RenderText_Blended(font_16, buf, cor);
SDL_BlitSurface(aux,0,screen,&ret);
SDL_FreeSurface(aux);
}

Mais explicações logo abaixo !!!

*** Manipulação de argumentos variáveis ***
Já se perguntou como como é possível declarar: int printf( const char *format, ... ) ?
Samuel Dias Neto: "Uma função pode ser chamada com um número variável de argumentos sendo estes argumentos de diversos tipos. O arquivo de cabeçalho stdarg.h declara um tipo va_list e define três macros (va_start, va_arg e va_end) para manipular uma lista de argumentos cuja quantidade e tipos são desconhecidos pela função."
» va_list: tipo para a listas de argumentos variável.
» va_start: inicializa a listas de argumentos variável.
» va_arg: retira o próximo argumento.
» va_end: finaliza a listas de argumentos variável.

*** Leitura de texto ***
Já sabemos como escrever, agora só falta saber como ler ! Aqui é a parte em que eu tive que improvisar, pois não existe a função SDL_Scanf !!!
Minha função de leitura foi feita para teclados ABNT2 e não aceita acentuação, mas pode quebrar um galho:

std::string str;
bool shift;
void scan(SDLKey key, bool shift){
...
if(key==SDLK_BACKSPACE && !str.empty())
str.erase(str.length()-1);
else if(key==' ')
str += key;
else if(key>=SDLK_KP0 && key<=SDLK_KP9)
str += key - SDLK_KP0 + '0';
else if(key>='a' && key<='z'){
if(shift)
str += key-'a'+'A';
else
str += key;
}else{
...
}
}


*** Link's ***
Download: » código fonte
» Site SDL_Ttf
» LazyFoo (True Type Fonts)
» SDL - A Biblioteca dos Jogos 2D

4 comentários:

Ezequiel França dos Santos disse...

Ola, tenho seguido vários tutoriais sobre SDL, até que encontrei este site, muito bom, gostaria de tirar uma dúvida, quando eu compilo este código ele abre e fecha rapidamente uma janela preta.

Não consegui descobrir onde está o erro se poder me ajudar eu agradeço.

Anônimo disse...

to com o mesmo problema...

Anônimo disse...

aconteceu isso comigo também, mas era porque eu não havia linkado o projeto, estou usando codeblock e a parte deste tuto que fala sobre isso está oculta, onde precisa clicar em mostrar artigo completo.

basta linkar em outras opções de link a seguinte opção:

-lSDL_ttf

espero q resolva o problema de vocês (OBS.: dois anos depois =x heiusahieuah acho que já devem ter enconrtado uma solução ^^ mas que fique para os próximos)

Parebens pelo artigo, me ajudou muito.

Daniel Costa

Anônimo disse...

Alguém poderia me ajudar a configurar essa biblioteca?

baxei o SDL_ttf-devel-2.0.11-VC.zip e copiei o header SDL_ttf.h para a pasta do dev onde então localizados os outros headers da SDL, onde eu devo colocar aa pasta lib? e qual eu coloco : x64 ou a x86